terça-feira, 8 de abril de 2014

Comparações: nossos filhos são únicos

Cuida, criar, educar um filho é algo muito complexo  e  único, pois cada pessoa, família é única. Ninguém é igual a ninguém. Então, porque educar e esperar que nossos filhos tenha o mesmo desenvolvimento de outras crianças. Sofia, você é única, como todas crianças.

Como muitas mães de primeira viagem, me preocupo muito em saber se meu comportamento para com você é adequado. Se eu e seu pai estamos atentos ao seu desenvolvimento. Se estamos cobrando muito ou pouco de você. 


Para saber se estamos no caminho esperado, leio sobre desenvolvimento infantil, conversamos  com outras  famílias, com nossa família e principalmente com seu pediatra.  Mas, isso não significa que quero ou espero que você seja igual ou melhor a esta ou aquela criança na sua idade. O que queremos é saber se seu desenvolvimento físico, psicológico e intelectual estão dentro da normalidade, para sua idade. Somente isso.

Sei que você é única, e todo mundo é. E que bom que é assim. Não quero, quero nem espero que você seja a cópia de nenhuma outra criança e nem eu quero ser a cópia de nenhuma mãe, por mais perfeita que ela seja. Só quero ser uma boa mãe para você. Não sei se isso é o correto, mas  é assim que eu quero ser para você.

Fico preocupada  e as vezes decepcionada, quando no consultório do seu pediatra, no pronto atendimento, mercado, farmácia, Sesc, enfim, em qualquer lugar onde geralmente vamos com você e encontramos outros pais com crianças na sua idade, e elas comparam as habilidades dos filhos com você ou vice-versa. 

Muitos não entendem meu desapontamento, já que estes pais acham  que você tem mais idade pelas suas habilidades.

As vezes, elas  se mostram até  espantados quando falamos a sua idade. "nossa ela é tão grande e esperta", "Vai ser grandona ela", "achei que tinha 2 ou 3 anos". Ela/ele (mostrando para o filho ou filha) tem ...anos" ou com essa idade ele/ela quase não falava nada. Nossa, a mesma idade do meu. você está atrasado/a viu, preguiços@ (apontadando para o filho) e por aí vai.  As vezes é meio constrangedor.

É quase sempre a mesma história. Mamãe tá ficando preocupada. Porque o espanto, penso. Mas, apenas digo algo, como: "pois é. É o que muitos dizem, mas eu acho bem normal o tamanho e o desenvolvimento dela. o pediatra dela diz que ela é um pouco acima da média, mas, ainda dentro da normalidade".  

Digo também que cada criança tem um ritmo  próprio de desenvolvimento, e que não nada de errado com seus filhos. Pode ser que, talvez  você seja uma exceção. Mas também, pode ser que talvez, elas não estejam olhando direito, seus filhos tem muitas habilidades que você não tem. Elas não te conhecem. Não convivem com você.

Sei que você é um pouquinho mais ativa e criativa que a maioria das crianças na sua idade. Mas ainda, dentro da normalidade. 

Sei, porque em suas consultas ao pediatra sempre pergunto se você está normal, fisicamente e intelectualmente e o seu pediatra sempre responde: "ihhhh, acima da média, acima da média. Mas fica tranquila, ela está bem. Está tudo bem com ela" e ri. Isso me conforta, e me orgulha ao mesmo tempo. 

Então, sigo em frente. Sei que erro muito com você, mas toda mãe erra. Mas, o nosso erro é por tentar o acreditar estar fazendo o que é certo é melhor para você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário