sexta-feira, 14 de outubro de 2016

RÁPIDO não DEMORA

Deroní Mendes - Ainda não sei o que é mais difícil: Fazer você dormir ou te acordar.  Você nunca está disposta a dormir tem sempre algo para contar ou fazer. O único momento em que você se propõe a dormir espontaneamente é antes do almoço quando a mamãe avisa que o cardápio inclui "salada de folhas".

Sofia: Hoje eu não vou querer salada de folha porque eu já to com muito sono. porque hoje eu to muito  cansada. Eu quero dormir.

Mamãe: Tudo bem. Você pode dormir depois que almoçar. Mas, no almoço, como é que a mamãe já  explicou? TEM-QUE-CO-MER-TU- DO-QUE-TI-VER-NA-ME-SA.

Sofia: Mas,... eu pode comer só batata e cenoura? Por favor, mamãe? Por favor mamãe? Então você não vai ser mais minha melhor amiga.

Bem, não é sempre, mas as vezes mamãe cede e deixa você não comer as folhas.  Fora isso, você precisa cumprir o nosso acordo: Comer tudo que tiver no almoço e no jantar você pode escolher não comer a salada de folha (se tiver).

Hoje foi mais um dia daqueles, bem difíceis de acordá-la e aprontá-la para ir para escola. Aliás está cada dia mais difícil, afinal você está cada mais dorminhoca.
Você adora o seu cabelo solto. Livre. Prefere colocar apenas uma faixa ou turbante. Preso, só se fizer o penteado da Arlequina, personagem do desenho animado "Super Hero Girls" ou algum outro que a mamãe use também. Mas, hoje é dia de balet e também dia da mamãe fazer o penteado que você menos gosta: juntar tudo e prender tudo em  no alto da cabeça. 

Mamãe: Filha, senta prá mamãe pentear seu cabelo. Hoje a mamãe vai fazer um só porque tem balet, tá?

Sofia (com voz de choro,  olhos fechados, quase caindo novamente na cama): Tá, mas eu to com muito sono. Eu quero dormir mais.

Mamãe: Sim, filha eu sei. A mamãe vai fazer BEM RÁPIDO  e você já dorme novamente. Senta e fique quietinha por favor, que a mamãe termina rápido. De olhos fechados, se senta e mamãe começa a desembaraçar seus cabelos. Sem pente é claro: Passa o creme para pentear, umedece com um pouco de água, massageia, estica, espalha os cabelos, junta novamente, espalha, massageia novamente...

Sofia: Eu quero dormir. Tá demorando muito. Eu tô com sono.

Mamãe: A mamãe tá fazendo bem rápido. Por isso a mamãe tá fazendo só um,. Se fosse dois ia demorar bem mais.

Sofia: Você falou que ia ser RÁPIDO.  RÁPIDO NÃO É DEMORADO e você tá DEMORANDO.


Mamãe: Eu sei filha. Rápido de fato não demora. Mas, a mãe está fazendo mais rápido que ela pode. Mesmo assim, demora um pouco, porque precisa desembaraçar seu cabelo para fazer direito prá bem bonito. Você quer que fique feio?

Sofia: Não. Mas, eu quero dormir logo, porque to cansada e com muito sono.

Mamãe: Pronto. Terminou...Pode dormir de novo.

Sofia: Você precisa colocar um pano no meu travesseiro. Eu não quero molhar ele e meu cabelo tá molhado. 

Mamãe: Como é que fala?

Sofia: Por favor, mamãe por favor, poe uma toalha prá eu deitar, por favor?

Mamãe coloca a toalha no travesseiro e você praticamente desmaia no sono, mas não esquece de antes me agradecer:

Sofia: Obrigada, mamãe porque você colocou a toalha prá não molhar meu travesseiro. Você é muito linda. 

Ahhhhhh, mamãe quase morre de amor e orgulho...São nesses seus pequenos gestos de gratidão, amor e carinho que percebo que estamos no caminho certo na sua educação. Mas, não tenho dúvida de que erramos e erraremos muito ainda. Porém, não há dúvidas de que sempre e será na tentativa de fazermos o que consideramos melhor e certo. 

Ah, sim...você está certíssima, rápido não demora. Porém, rápido é muito relativo. Então pode demorar um pouco para quem espera (nesse caso, você), mas ainda assim ser bem rápido para quem prometeu fazer rápido (nesse caso, a mamãe aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário