terça-feira, 28 de junho de 2016

Princesas Disney negras: "Mamãe olha nosso cabelo, a gente pode ser Elsa e a Ana se você quiser"

Deroni Mendes - Filha, mamãe acredita que representatividade faz sim muita diferença em uma sociedade onde a nossa cor da pele, o nosso jeito do nossa cabelo, a nossa cultura são responsáveis pela nossa aceitação pelo outro, na escola, no trabalho, nos sentir representado,  através de algum personagem  ou personalidade E no caso de crianças, o universo Disney, sempre foi um influenciador  poderoso da não alto aceitação das meninas.

Até bem pouco tempo todas as princesas eram brancas de cabelos louros, pretos, castanhos, mas nunca eram negras ou latinas.  E infelizmente, não importa o continente ou país, as princesas são representadas sempre da mesma forma, com os mesmos traços físicos seja na Asia, Africa ou  em uma pais da América Latina. 

Não há dúvida de que as histórias das princesas Disney inspiram e influenciam o imaginário das crianças no mundo inteiro, em todos os continentes. Meninas querem roupas, festas de aniversários e brinquedos "das princesas" da Disney.  

Você não é diferente  das outras meninas na sua idade. Você gosta das princesas e é claro, quer roupas e brinquedos, festas de aniversário "das princesas". Já teve a fase Rupunzel e Tiana quando bebezinha, mas no momento  identifica muito com a Elsa (Frozen), Branca de Neve e recentemente com a Cinderela, provavelmente por que são as princesas mais famosas.  

No entanto,  você não quer apenas, roupas e brinquedos estampados com as personagens. Você quer usar os penteados delas  e algumas vezes me questionou sobre: Quando o seu cabelo ficará grande igual o da Elsa, por exemplo. 

Não importa,o quanto empoderada eu seja, sobre nossa negritude. E embora você seja esperta e inteligente, você ainda é muito criança para entender algumas coisa. Afinal, só tem 4 anos. Por isso, as vezes ainda tenho dificuldade em encontrar uma metodologia que permita a você entender facilmente sobre diversidade racial. 

Mas, tento te mostrar. Te digo quanto o seu cabelo cacheado, castanho escuros e um pouco curto
ainda,  é super bonito. Aliás é muito lindo tão lindo quanto os da Elsa. E que  por ser negra como a mamãe, o seu cabelo por enquanto não será igual ao da Elsa. Porém, quando você crescer e ficar adulta, você pode pintá-lo, colocar um aplique ou uma peruca e fazer o penteado igual ao que a Elsa usa. Também, explico que a Elsa e todas as princesas são de "mentirinha" só existe nos livros e filminhos. Mas, agente, pode brincar e fazer de conta somos elas.

É claro que você  fica um pouco decepcionada, mas logo  concorda que quando ficar adulta e bem grande, vai se vestir igual a Elsa e vai poder congelar todo mundo.

Eu á havia visto em um site algumas imagens/desenhos  de alguns artistas representando as com características físicas, digamos que "mais normais" e que representava a diversidade étnica de diferentes ragiões do mundo. Então, na semana passada, uma amiga da mamãe e do papai,  Priscila Viudes, postou  no Facebook da mamãe de outras amigas dela que tem filhas negras, várias imagens mostrando as princesas com outras caraterísticas físicas, e em sua maioria, negra. Em casa te mostrei e você ficou muito feliz e animada. 

Sua felicidade foi tanta, que conseguiu identificar quase todas as princesas nas imagens, independente da forma , física, da cor da pele e do cabelo ou penteado. E para minha surpresa, de lá para cá, toda noite antes de dormir pede para vê-las. E associa a cor da pele o cabelo de algumas ao cabelo da mamãe, seu e de outras crianças ou pessoas conhecidas. Foi como se entendesse aquilo que já lhe disse tantas  vezes.  
Ontem, antes de dormir, quando  olhava os desenhos da princesas e chegou em uma que eram as irmãs Elsa e  Ana (Frozen), você me disse: "mamãe, olha nosso cabelo. Se você quiser, a gente  pode  ser a Elsa e  Ana, né? Eu vou ser Elsa e você a Ana".  Fiquei muito feliz, porque, você entendeu que as princesas são apenas personagens ficticios. não são de verdade, e que portanto, independente  da cor da nossa pele ou cabelo, podemos sim interpretá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário