quarta-feira, 15 de junho de 2016

"Eu sou negra, você é negra, a gente dois é negra né, mamãe?"

Deroní Mendes - Quando o mundo parece desabar você é sua pureza me acalma e novamente me enche de esperança de que um mundo melhor, igualitário ainda é possível. 

Depende daquilo que  nós pais estamos fazendo e principalmente dos valores que estamos transmitindo aos  nossos filhos.

 Sei  que erramos muitas vezes, filha, mas  nunca tenha dúvida, de que todos nossos erros são na tentativa de  sejas uma pessoa, humilde, honesta, ética, forte, leal, amiga, amorosa  e acima de tudo muito  empoderada.
E quando digo: "acima de tudo, muito empoderada", é porque...
 infelizmente vivemos em uma sociedade  machista e racista, e você  é negra e mulher.  Sei que Infelizmente, você logo irá entender o significado dessa frase. 


Sinto-me orgulhosa em ver o quanto tens  uma personalidade forte, e estás sempre a questionar  sobre  tudo a sua volta. Ainda outro dia, fiquei muito feliz, quando  no banho você dizia que gosta muito dos seus cabelos. Que eles são lindos e que não gosta que prende os cachinhos. E então, eu disse: "Quem é a negra do cabelo mais lindo da mamãe? " e você disse prontamente: "Eu. Eu sou negra. Você é negra. A gente dois é negra né, mamãe? E o cabelo da gente é igual, né? Seu cabelo é bem bonito igual o meu". 

Saiba que é muito importante amar e respeitar todas as pessoas independente da cor, raça, idade, religião ou classe social, mas, antes de tudo é  preciso se amar, amar suas origens, sua cor e sua cultura. Isso não te fará melhor, mas te  tornará forte , segura e empoderada. 

Olho para você, sinto  que não posso  me desanimar ou deixar de acreditar e lutar por um mundo melhor, sem racismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário