terça-feira, 11 de outubro de 2016

Parece, mas, VIR não é VOLTAR

Deroní Mendes - Ainda sobre a sua esperteza e clareza a respeito do significado e sentido das coisas e de tudo que acontece ao seu redor. Você é muito inteligente, isso é fato, mas creio que nós, eu o seu pai, o seu irmão (Carlinhos) e a escola a estimulamos bem, e de forma criativa. Sem neuras. Sem pressão. Ao seu tempo.

Desde sempre, nosso estímulo sempre ocorreu de uma forma natural, permitindo que você  reflita e expresse sem receio aquilo que entende e pensa a respeito das coisas e dos fatos.  A gente sempre quer saber e procuramos lhe  a oportunidade de nos apresentar os " seus porquês".

Ainda sobre o significado e diferenças entre algumas questões, recentemente,  enquanto observava você e o Carlinhos brincando, você me fez perceber a sutil diferença entre  VIR e VOLTAR:
Carlinhos (fazendo carinho no gato que acabara de voltar da rua): "Menino, você veio!!!" Seu pai e o Carlinhos quase  sempre  usam essa frase em tom de brincadeira quando o gato volta para casa, as vezes  após de um longo "sumiço" as vezes de quase 24 horas, porém,  é a primeira vez que vejo você questionar a respeito .

Sofia: Ele NÃO VEIO. ELE VOLTOU.

Carlinhos, em tom de brincadeira e paciente como sempre: Você tem certeza de que ele VOLTOU e não VEIO?

Sofia (já com as mãozinhas na cintura): NÃO É VEIO. É VOLTOU. Só que você falou errado.Você falou VEIO.

Carlinhos (em tom de brincadeira): Ah, é? E como é que você sabe que é  VOLTOU e não VEIO? 

Sofia: Poque ELE MORA AQUI. Então, ele não veio, porque ele já mora aqui. Ele só foi passear e já voltou. Olha a caixa dele. Tá vendo?

Carlinhos: Hummm... Então quando mora, não pode falar VEIO tem que falar VOLTOU?
Sofia: É!!! É VOLTOU que fala. O menino voltou, porque ele mora aqui, igual eu. Igual você. Igual meu pai. Igual mamãe. 

Sabe, filha. Mamãe fica muito feliz em ver quão linda é  e sempre foi a sua relação com o Carlinhos. Saiba que você é uma privilegiada em ter um irmão atencioso, protetor e amigo como o Carlinhos, principalmente, porque ele é seu irmão apenas por parte de pai e a diferença de idade entre você é bem grande, 08 anos. Acredito que você não poderia ter irmão melhor. Tenho muito orgulho da amizade entre vocês e espero que continue assim. Que essa união entre vocês nunca acabe. Que ela seja eterna, enquanto vocês viverem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário