segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Sem auto-aceitação não há empoderamento

Você e suas filhas, de todas as cores.
Sofia: A sua cor é negra, mamãe?

Mamãe: Sim.

Sofia: E a minha? É negra também?

Mamãe: Sim. Sua cor é negra também.

Sofia: Mas, então porque você é marrom e eu não?

Mamãe: Porque cada pessoa é de uma cor, filha. Tem negro com varias cor de pele, igual suas bonecas. Olha suas bonecas. Uma tem a pele mais marrom igual a mamãe. Outras, marrom um pouco mais clara igual a sua. E outras tem a pele bem mais marrom, como a pele da prima Geovana e da Flávia .

Sofia: Mas,...eu vou ficar negra igual você? 

Mamãe: Não, filha. Você não vai ficar negra igual a mamãe. Porque o seu pai não é marrom igual ao pai da mamãe e o pai da Geo e da Flávia. Mas, você é negra do mesmo jeito. Você não acha legal ser negra? Você não quer ser negra, filha? Você não gosta mais muito das suas bonecas negras? Pode falar prá mamãe.

Sofia: Eu gosto, mamãe. Eu gosto muito das todas minhas bonecas. Mas, é que queria ficar negra marrom igual da sua cor... Você é muito linda e minha melhor amiga... depois amanhã você me mostra de novo as princesas negras?

Filha, confesso. Não tem sido fácil nossa
caminhada, mas estou evoluindo. Nosso  caminho é longo, lento, mas também muito gratificante porque é regado com muito amor, carinho e amizade. Estamos nos empoderando. 

É preciso ter acreditar em dias melhores. Em um mundo menos racista. Quero e espero que entendas que, ninguém é igual a ninguém, e que independente da cor da pele e tipo de cabelo, todos somos igualmente especiais, bonitos, únicos,  importantes e capazes. 

Você e seus questionamentos, me fazem entender que precisamos investir no empoderamento de nossas crianças negras. E sei que não há empoderamento sem auto-aceitação.
#ReprestatividadeImportaSim 
#MãeDeMeninaNegra

Um comentário: