segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Dia das Crianças - Uma boneca com cabelo igual ao meu

Deroní Mendes - Devo te dizer filha, que sempre sonhei em dar para você os brinquedos que nunca tive. A minha infância não foi fácil. Tínhamos muitos deveres  desde muito cedo: Levar comida na roça para meu pai, tios e irmãos, lavar a louça; ajudar a buscar lenha; juntar casca do coco de babaçu; Alimentar porcos e galinha, cuidar da irmã mais nova.  e só depois, brincar.


Praticamente, não tivemos brinquedos industrializados. No entanto, tínhamos um mundo para explorar: Brincar de casinha, pega-pega, queimada, bandeirinha,  pescar na lagoa, subir em arvores. Era tudo uma festa. Quando fui prá cidade, aos 11 anos, logo comecei a trabalhar de babá. Ainda era muito jovem, uma criança cuidando de outras crianças. Queria brincar de boneca. Mais que isso, me sentia injustiçada,  queria ter bonecas e brincar como outras crianças na minha idade.

Inconformada, e na inocência, prometi que minha filha ou filho teria muitos brinquedos. Brinquedos e tempo para brincar mais. 

No entanto,  o mundo, a vida adulta me mostrou que que não há problema em não ter os brinquedos que se deseja. E quando você nasceu,  entendi e aprendi outros valores e outros desafios de ser mãe negra. Mais que isso, o desafio e obstáculo de ser mãe de uma menina negra. 

Muito mais que brinquedos, quero que você  seja feliz, e tenha capacidade de lidar com esse mundo que as vezes se mostra perverso  para nós negros. Um mundo que infelizmente, é muito cruel desde muito cedo com meninas negras. Sim, meninas negras. Você é uma menina negra, e desde cedo, com gestos e palavras tento lhe mostrar que não há nada de errado com você, com a cor da sua pelo, e o jeito do seu cabelo.

Algumas pessoas não entendem a minha frustração e indignação quando posto em meu perfil no Facebook, mensagens sobre racismo, contra o racismo. Não entendem, quão frustrante e cruel e triste, ver você não se identificando com as bonecas nas lojas de brinquedos. 

Não sabem, não entendem, ou preferem se fazer indiferentes ao fato de que há inúmeras, centenas de bonecas  com cabelos preto lisos, loiros, ruivo,  e quase nenhuma boneca negra. 

Quando encontramos uma boneca negra, elas são absurdamente caras, e quase sempre não tem cabelo. Quando tem cabelo, os cabelos delas são lisos.  Não se trata apenas de uma boneca. Um brinquedo. E sim de um brinquedo com a a criança se identifica.

Você tem 4 bonecas, duas brancas e duas negras.  Não te ensino a escolher entre elas, mas evidente o quanto você se identifica com as duas negras, que aliás são bem mais velhas que as brancas. uma tem dois anos e a outra 3 anos, a mesma idade sua.  

Suas bonecas  negras também não tem cabelos, e talvez por isso, você me  pediu outro dia que queria uma boneca com cabelo igual ao seu: "você compa tá mim uma?" fiz que sim com  a cabeça , e você: "Igau o meu, mãe?". Isso me doeu profundamente, pois sabia que seria impossível cumprir esta promessa.  Você parece ter entendido, e quis que eu confirmasse com palavras: "fala mamãe? Igau meu? ...è mãe? igau meu?". "Sim, filha, igual seu." disse que te daria no dia das crianças.  
Hoje (19/10), uma semana após o dia das crianças, ainda procuro o seu presente. Encontrei uma boneca negra na internet cabelos cacheados que aproximam do seu, porém, é muito cara. Acho que ficará para o Natal.  

Espero que esta realidade mude, filha. Espero que logo, seja possível comprar bonecas negras com cabelos cacheados e com preços acessíveis. 

Não é só por você, mas por milhares de crianças negras  de família de baixa renda que ganham "barbies" ou outras  bonecas, no Natal, no aniversário, no dia das crianças. Não porque seus pais acham  bonita, ou se identificam com elas, mas porque é a que cabe no bolso deles.

Um comentário:

  1. Muito linda sua mensagem! E também espero que tudo isso mude, algum tempo atrás eu fui com minha filha em uma loja de brinquedos e ela levou uma das bonecas dela e está boneca é Negra na loja foi um acontecido a boneca chamou a atenção de todos e uma das vendedoras comentou que vende se poucas bonecas negras porque não recebem muitas e que as empresas só passaram a fábricar bonecas negras por causa de uma lei. Achei um absurdo!

    ResponderExcluir