terça-feira, 27 de outubro de 2015

Mãe, ele morde ou pica?

Filha, me surpreendo muito e sempre com o nível  de
discernimento  você  tem sobre  o mundo ao seu redor.    Suas  explicações  para  algumas coisas  me deixam  literalmente  "boquiaberta".

Outro dia enquanto  você  tomava banho  em sua piscininha de plástico,  uma abelha se aproximou  em busca  de água.

Você  me gritou  desesperada: "mãe  abelha!  Abelha, mãe!  Tenho  medo ".  Saí correndo  em seu socorro.

Expliquei  que  de fato  você estava certa  em temes abelhas,  pois "elas MORDEM, e faz do dói em você." E completei: "se uma abelha te morde, vai doer muito...".

Você  acompanhou atentamente  minha dramática  explanação e ao final perguntou-me:"mãe, ele morde ou pica? ". Na  hora não  interpretei  corretamente  sua indagação  e curiosidade.
Disse  simplesmente : "sim . Ela morde. Abelhas  mordem.  Se você  ver outras me chame rápido.  Tá  bom ?" e me afastei para continuar a regar as plantinhas do nosso ensaio de jardim.


A noite,  fui lhe fazer  companhia  para dormir  e resolvi  colocar  um documentário:   no Netflix  sobre as diferentes formas de vida no fundo  do  mar,  na costa Sul da Austrália. Você  adorou o colorido .  Perguntava  o nome  de toda criatura que aparecia : "como  chama  esse ?". "Eu to gostando muito mamãe.  Obigada, mamãe". 

Hora me dava um beijo. Outra  fazia um carinho no meu rosto. Outra me abracava. E eu, é claro, me derretia de amor, encantamento, orgulho e felicidade.  Foi então  que  apareceu  as  serpentes  marinhas,  e você imediatamente: "aí,  mamãe.  Tira  daí. Tira  daí, mamãe. Tô  com medo.  Eu não  gosto  de coba".  

Novamente,  aproveito "a deixa"  para  dizer  que de fato  é  preciso  temer  as cobras.  "Quando você  ver uma cobrá, mesmo  que  ela for  bem pequena. Um bebêzinho. Não  pegue  ela. Fique  bem longe e chame logo  a mamãe,  ou o papai,  o Carlinho  ou outro adulto ".  E você: "não  pode brincar  com ela,  né  mamãe?  Eu dramática: "não, filha.  Não  pode".

E você não satisfeita com meu drama:"por que, mamãe? Por que  eu  não  pode bincá com coba? " .Eu novamente:"porque  ela pode te morder ". E você novamente:"mamãe, ela morde  ou pica? Hein,  mamãe?  Ela  morde ou pica? ".

Opa, peraí, novamente o "morde ou pica". Finalmente caiu  a ficha  da mamãe.  Você  queria  saber  a diferença entre Morder  e Picar.
Confesso, mamãe  se sentiu meio culpada, por não lhe dar a devida atenção a respeito das abelhas anteriormente: "Nossa,  filha. Você  quer saber  se ela morde ou pica. Igual perguntou sobre a abelha?". Você fez que  sim com um sorriso  quase sarcástico. "Bom, filha  acho  que  cobrá pica. Sem bem que ela  tem dentes, né.  E quem te dente  morde  né?" .

Fiquei  surpresa  com sua explicação:" é  mamãe,  porque abelhas é  bem "piquinininha"  ela não  sabe morder.  Coba  é  gandi,  olha  (mostrando  a TV ). Então, acho  ela  morde uai. É gandi  que  morde. Que tem dente. Muito dente ".

Pronto,  me convenceu.  Faz todo  sentido, minha  pequena  cientista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário