terça-feira, 10 de novembro de 2015

Consciência Negra: Lugar de Negr@ é onde quisermos estar, filha!

Sabe filha, no Brasil,  o mês de novembro é considerado o mês da Consciência Negra, em homenagem a uma liderança negra  conhecido como Zumbi dos Palmares que morreu em  20 de novembro de  1695 lutando pela liberdade  dos nossos antepassados, africanos que foram escravizados no Brasil. Assim, no dia 20 de novembro comemora-se o dia da Consciência  Negra.
Em resumo, é um mês de reflexões, comemorações e ações voltadas para  reforçar e reconhecer a importância da cultura africana e do afrodescedndente na sociedade brasileira.   Bem, você irá estudar e viver  em breve.

A mamãe acha interessante e importante, porém, acredita que a sociedade brasileira e em  especial, nós negros devemos lembrar e valorizar a cultura africana sempre e não apenas, ou especialmente em novembro, porque vivemos num pais extremamente racista. Um pais onde impera um racismo cruel, o "racismo amigo".

Olhando a minha volta, observando  nossa pirâmide da desigualdade social, e principalmente  pensando em  você e no mundo que quero prá você,  vejo que temos pouco  a comemorar. Alguns  avanços  sociais a reconhecer sim. Porém, ainda  muito  a refletir, lutar,  transformar, reivindicar,  empoderar.  

Então, a  você  filha,  tenho a dizer que sempre, todos  os  dias da sua  vida  tenha  consciência  de que LUGAR DE NEGRA/ NEGRO  É  ONDE QUISERMOS  ESTAR COMO  OUTRO  SER HUMANO QUALQUER.  Você e deve lutar e exigir o seu direito de ir e vir, o direito de ter direitos. 

Nunca  jamais  deixe de acreditar  em você, na sua beleza  e capacidade  intelectual. És negra sim sim, mas isso não te  torna pior ou melhor que  ninguém. Entenda que você pode ser o que você quiser. Haverá sim muitos obstáculos na sua caminhada, pois infelizmente ainda existe muito racismo em nossa sociedade. No entanto,  com alto estima, força de vontade, inteligência e empoderamento politico, você poderá transpor todos eles.  Não tenho dúvidas.

Filha, num mundo racista como o nosso, ser negra/o e ter uma profissão e vida digna, não é regra, é exceção.  É lutar incansavelmente, e superar desafios e obstáculos todos dias. Ás vezes parece que é  nadar contra a corrente. O mundo cobra bem mais de nós. Por isso,   anseio que você ajude a construir um Brasil onde não seja necessário um mês para celebrar consciência negra, marchar por igualdade e direito da mulher negra, revistas, salões, sites  ou lojas exclusivos sobre ou com produtos para a população negra. 

Filha, que você seja mais uma sementinha, que irá ajudar a construir  um Brasil da diversidade racial e cultural de fato. Onde seja normal ser negro/a. Onde ser negro não seja considerado sinônimo de ladrão, bandido, violento, incapaz. Onde eu, você ou qualquer negro ou negra não seja constrangido em particular ou em público com comentários racistas sobre seu cabelo do tipo: "POSSO TOCAR ?", " É DE VERDADE? ", " É SEU MESMO?", "PODE LAVAR?".

Um país onde negros e negras não precisem provar que são capazes, competentes, inteligentes, ou que pode ter carro novo, bom e bonito, casa descente, estudar em boas escolas e fazer o curso superior que desejar sem ser discriminado por sua cor ou ouvir insinuações de que está ali apenas porque existem políticas afirmativas... Que você ajude a construir uma sociedade sem hipocrisia. Mais justa e humana. Porque lugar de negro/a é sim onde ele/a quisermos ir ou estar

Se em algum momento cair, levante-se, olhe a sua volta e siga em frente. A mamãe estará sempre torcendo e pronta  para lhe acolher, incentivar e te empoderar.  Ame  a sua pele, o seu cabelo, seus traços. Eles são lindos e perfeitos como você.      
                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário