
A mamãe acha interessante e importante, porém, acredita que a sociedade brasileira e em especial, nós negros devemos lembrar e valorizar a cultura africana sempre e não apenas, ou especialmente em novembro, porque vivemos num pais extremamente racista. Um pais onde impera um racismo cruel, o "racismo amigo".
Olhando a minha volta, observando nossa pirâmide da desigualdade social, e principalmente pensando em você e no mundo que quero prá você, vejo que temos pouco a comemorar. Alguns avanços sociais a reconhecer sim. Porém, ainda muito a refletir, lutar, transformar, reivindicar, empoderar.
Então, a você filha, tenho a dizer que sempre, todos os dias da sua vida tenha consciência de que LUGAR DE NEGRA/ NEGRO É ONDE QUISERMOS ESTAR COMO OUTRO SER HUMANO QUALQUER. Você e deve lutar e exigir o seu direito de ir e vir, o direito de ter direitos.
Nunca jamais deixe de acreditar em você, na sua beleza e capacidade intelectual. És negra sim sim, mas isso não te torna pior ou melhor que ninguém. Entenda que você pode ser o que você quiser. Haverá sim muitos obstáculos na sua caminhada, pois infelizmente ainda existe muito racismo em nossa sociedade. No entanto, com alto estima, força de vontade, inteligência e empoderamento politico, você poderá transpor todos eles. Não tenho dúvidas.
Filha, num mundo racista como o nosso, ser negra/o e ter uma profissão e vida digna, não é regra, é exceção. É lutar incansavelmente, e superar desafios e obstáculos todos dias. Ás vezes parece que é nadar contra a corrente. O mundo cobra bem mais de nós. Por isso, anseio que você ajude a construir um Brasil onde não seja necessário um mês para celebrar consciência negra, marchar por igualdade e direito da mulher negra, revistas, salões, sites ou lojas exclusivos sobre ou com produtos para a população negra.

Um país onde negros e negras não precisem provar que são capazes, competentes, inteligentes, ou que pode ter carro novo, bom e bonito, casa descente, estudar em boas escolas e fazer o curso superior que desejar sem ser discriminado por sua cor ou ouvir insinuações de que está ali apenas porque existem políticas afirmativas... Que você ajude a construir uma sociedade sem hipocrisia. Mais justa e humana. Porque lugar de negro/a é sim onde ele/a quisermos ir ou estar
Se em algum momento cair, levante-se, olhe a sua volta e siga em frente. A mamãe estará sempre torcendo e pronta para lhe acolher, incentivar e te empoderar. Ame a sua pele, o seu cabelo, seus traços. Eles são lindos e perfeitos como você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário