
Praticamente, não tivemos brinquedos industrializados. No entanto, tínhamos um mundo para explorar: Brincar de casinha, pega-pega, queimada, bandeirinha, pescar na lagoa, subir em arvores. Era tudo uma festa. Quando fui prá cidade, aos 11 anos, logo comecei a trabalhar de babá. Ainda era muito jovem, uma criança cuidando de outras crianças. Queria brincar de boneca. Mais que isso, me sentia injustiçada, queria ter bonecas e brincar como outras crianças na minha idade.

No entanto, o mundo, a vida adulta me mostrou que que não há problema em não ter os brinquedos que se deseja. E quando você nasceu, entendi e aprendi outros valores e outros desafios de ser mãe negra. Mais que isso, o desafio e obstáculo de ser mãe de uma menina negra.

Algumas pessoas não entendem a minha frustração e indignação quando posto em meu perfil no Facebook, mensagens sobre racismo, contra o racismo. Não entendem, quão frustrante e cruel e triste, ver você não se identificando com as bonecas nas lojas de brinquedos.

Quando encontramos uma boneca negra, elas são absurdamente caras, e quase sempre não tem cabelo. Quando tem cabelo, os cabelos delas são lisos. Não se trata apenas de uma boneca. Um brinquedo. E sim de um brinquedo com a a criança se identifica.
Você tem 4 bonecas, duas brancas e duas negras. Não te ensino a escolher entre elas, mas evidente o quanto você se identifica com as duas negras, que aliás são bem mais velhas que as brancas. uma tem dois anos e a outra 3 anos, a mesma idade sua.

Hoje (19/10), uma semana após o dia das crianças, ainda procuro o seu presente. Encontrei uma boneca negra na internet cabelos cacheados que aproximam do seu, porém, é muito cara. Acho que ficará para o Natal.

Não é só por você, mas por milhares de crianças negras de família de baixa renda que ganham "barbies" ou outras bonecas, no Natal, no aniversário, no dia das crianças. Não porque seus pais acham bonita, ou se identificam com elas, mas porque é a que cabe no bolso deles.
Muito linda sua mensagem! E também espero que tudo isso mude, algum tempo atrás eu fui com minha filha em uma loja de brinquedos e ela levou uma das bonecas dela e está boneca é Negra na loja foi um acontecido a boneca chamou a atenção de todos e uma das vendedoras comentou que vende se poucas bonecas negras porque não recebem muitas e que as empresas só passaram a fábricar bonecas negras por causa de uma lei. Achei um absurdo!
ResponderExcluir